sexta-feira, 1 de abril de 2011

Você, pedralvense, conhece a serra do Barreiro?

De alguns anos pra cá, o pedralvense tem ouvido falar muito sobre a serra do Barreiro, principalmente devido à luta encampada pelo Grupo Excursionista Pedra Branca, contra a passagem de uma linha de transmissão de energia pelas belas matas desta serra e da serra da Pedra Branca. O movimento, entitulado CEMIG, nós não queremos! , ganhou a simpatia da cidade.
Mas, por incrível que pareça, pouca gente no município conhece a serra do Barreiro.

Registro feito do Centro de Triagem e Compostagem Taiuveira. Vê-se a vertente sul da serra do Barreiro
 A Serra do Barreiro localiza-se na parte central do município de Pedralva, entre as coordenadas 22°12’00’’S e 22°14’15’’S (Sentido Norte-Sul), 45°26’45’’O e 45°22’28’’O (Sentido Leste-Oeste). Ao redor da serra estão os bairros: Santo Antônio, Alecrim, Rezende, Angu Cru, Divisa, Furnas, Rocinha, Jaboticabal e Água Limpa.

Outra foto da vertente sul da serra do Barreiro, desta vez vista do morro frio.
É coberta por uma grande extensão de mata contínua e abriga algumas espécies ameaçadas de extinção, como por exemplo, o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), que trataremos com mais detalhe em outra postagem sobre as espécies ameaçadas de extinção encontradas em Pedralva. A serra abriga também uma das mais antigas fazendas do município, a Fazenda Água Limpa (que também tem uma postagem reservada para contar sua história) e a Gruta do Badulaque, nosso mais importante sítio arqueológico (outra postagem na “boca do forno”).

Sagui-da-serra-escuro fotografado na mata da serra do Barreiro.

Inscrições rupestres na Gruta do Badulaque.






































 
A serra também possui grande beleza cênica, como por exemplo, a pedra do Oratório e a pedra do Angu.

De cima da serra do Barreiro, entre os bairros Santo Antônio e divisa olhando para leste. Em primeiro plano a Pedra do Oratório e, ao fundo, a pedro do Angu.

O visual lá de cima também é deslumbrante. Podemos ver a serra da Pedra Branca, pedra do Pedrão, serra do Alecrim, Serrinha, o vale do ribeirão Anhumas, o vale do ribeirão da Pedra Batista e a cidade de Pedralva.

Ao norte, a serra da Pedra Branca.




































Olhando para sudeste, o Pedrão por entre as árvores.
A serra do Barreiro é importantíssima para nosso município, não só pela sua beleza natural, mas também pela sua importância histórica. Cabe lembrar também a importância da floresta preservada em seu topo para a proteção de mananciais de água potável, controle de erosão, garantia de produtividade agrícola, contenção de encostas, manutenção do microclima regional, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário